JAC Motors oferece T8 para sete

Notícias

ICARROS
JAC Motors oferece T8 para sete

Apesar do nome, a recém-lançada van T8 da JAC Motors carrega sete passageiros. A explicação desta matemática é dada pela própria marca de origem chinesa: originalmente, a ideia era trazer um veículo que até carregasse até oito pessoas, por meio de duas fileiras inteiriças. Só que a opção acabou sendo por uma van com dois assentos que girassem 360 graus no meio da cabine e, assim, se tornar único produto do tipo disponível no mercado brasileiro.

Tomando como referência esta característica, a T8 não possui concorrentes diretos no País e, dessa forma, briga com modelos que vão de Renault Master e Fiat Ducato a Kia Carnival e Chrysler Town & Country. O modelo, que serve a famílias grandes, como transporte executivo e fretado, chega ao mercado em um lote inicial de 40 unidades por R$ 114.990 cada.

Assim como outros modelos da JAC, carrega um bom pacote de itens de série, como airbag duplo, freios ABS, direção hidráulica, ar-condicionado digital com quatro saídas, câmera de estacionamento, teto solar elétrico, assento do motorista e passageiros com ajuste automático e acionamento elétrico dos vidros, travas e retrovisores. 'Não dá para colocar mais nada nesta van', resume Sergio Habib, presidente da JAC Motors, a respeito do pacote de equipamentos. Mas dá: ficou devendo revestimento de couro (único opcional), sistema de entretenimento como DVD (vendido como acessório) e abertura/fechamento elétrico da porta lateral corrediça (não disponível e feito manualmente).

Mudança de marcha

Para empurrar a van de 5 metros de comprimento e pouco mais de duas toneladas, a JAC escolheu um motor turbo de quatro cilindros de 175 cv de potência, movido a gasolina. Junto dele trabalha um câmbio manual de seis marchas. Parece pouca potência, mas o conjunto deu conta do recado em meio ao trânsito de São Paulo e na parte rodoviária do teste drive. Falta quem fez foi uma opção de transmissão automática para dar um pouco de folga ao motorista, que passa boa parte do tempo nas reduções de velocidade. Apesar de o câmbio ter engates precisos e o motor mostrar disposição, acaba acontecendo uma boa perda de força abaixo de 3.500 giros. O torque máximo é de 26,5 kgfm a 4.000 rotações.

Para os passageiros, a via esburacada e irregular da cidade resulta em solavancos, minimizados em asfalto de boa qualidade. Mas é na estrada também, onde o desempenho casa melhor com conforto, que o motor mostra ser bastante ruidoso e a direção ter uma vibração exagerada.

Vai vender? - pela primeira vez, parece que uma marca chinesa encontrou seu lugar em território nacional. A T8 é uma opção honesta para quem procura um veículo com o objetivo de fazer transporte executivo (famílias podem torcer o nariz para sua aparência um tanto quanto inusitada). Não oferece luxo excessivo, mas tem um acabamento e uma lista de acessórios condizentes com sua faixa de preço, além da versatilidade da cabine.

De acordo com Habib, a JAC espera vender até 2.000 unidades do modelo em 2014, de olho no transporte de turistas na Copa do Mundo. A garantia, por ser um veículo de uso excessivo, de acordo com a JAC, é de três anos para pessoa física e um ano para jurídica.

Link da matéria: http://www.icarros.com.br/noticias/lancamentos/jac-motors-oferece-t8-par...