Apenas dois fabricantes oferecem vantagens a parceiros da Uber

Notícias

24/05/2016
Apenas dois fabricantes oferecem vantagens a parceiros da Uber

Renault e JAC dão até 14% na aquisição de carro novo, entre outros benefícios

Apesar da popularidade em alta – em grande parte graças aos protestos dos taxistas (leia aqui) –, apenas dois fabricantes de veículos oferecem vantagens para motoristas parceiros: a Renault e a JAC Motors.

Quanto mais viagens um motorista realiza, mais vantagens recebe, por meio do programa Momentum Partner Rewards, que é dividido nas categorias bronze, prata e ouro.

Fora as vantagens com essas duas fabricantes, há convênios com locadoras de veículos, operadora de telefonia celular, comércio de smartphones, financeiras, lavagens, academia de ginástica, serviços automotivos, médicos, dentários e até rede de hotéis.

No caso da Renault, é oferecido desconto de até 14% na compra de carros zero-quilômetro, serviço de socorro 24 horas e revisão a preço fechado. Consultada, a marca afirmou: “A Renault não pratica um desconto específico para motoristas da Uber, mas a atividade está enquadrada no que a fabricante considera frota de proximidade (varejo), com condições referentes a essa modalidade de venda”.

Segundo ela, estão nessa categoria pequenos frotistas ou pessoas que desejam comprar algum veículo da marca francesa para o exercício de alguma atividade profissional.

A chinesa JAC Motors também oferece desconto de até 14%, bem como bancos de couro e pintura metálica grátis, assistência 24 horas em todos os modelos por um ano e revisões periódicas a preço fixo.

“A Uber prima por ser um conceito moderno e inovador na campo da mobilidade na sociedade brasileira. Temos grande simpatia por esse conceito. E a reciprocidade existe: os motoristas da Uber identificaram-se de imediato com os produtos da JAC Motors”, afirma Nicolas Habib, vice-presidente da empresa.

“Além de valorizarem o custo-benefício, que sempre foi o pilar fundamental de valor de marca no país, e a garantia exclusiva de seis anos, esses profissionais são excepcionais formadores de opinião perante o público que atuam. Ter carros na frota da Uber é um aval importante para a marca.”

Habib não vê problemas em supostas relações que possam ser feitas com os conflitos que ocorrem com taxistas. “Não fazemos qualquer associação aos conflitos. Nem nos caberia, inclusive porque também temos e valorizamos clientes taxistas”, diz o executivo.

Segundo ele, as ações com motoristas parceiros da Uber ainda são incipientes. Por isso ainda não é possível aferir resultados como o quanto esse segmento é significativo para suas vendas. “Mas temos grandes expectativas nessa nova unidade de negócios.”

Na última semana a Uber promoveu uma ação diferenciada. Piloto de Stock Car, Bia Figueiredo dirigiu o Camaro Safety Car da categoria pelas ruas de Goiânia atendendo a chamadas de usuários do uberX.

O objetivo era promover a maior categoria do automobilismo brasileiro na prova que aconteceu na capital de Goiás. Além disso, novos usuários do aplicativo que digitassem o código “stock-car” ganhariam R$ 20 de desconto na primeira viagem.

Atualmente, com o lançamento da modalidade Pool, a Uber tem se revelado concorrente em potencial não só de taxistas, mas de estacionamentos e até ônibus. Isso porque, por meio dela, o motorista pode buscar outras pessoas que estejam indo na mesma direção, tornando a viagem mais barata para cada um dos usuários. A desvantagem, para o passageiro, é que o motorista é obrigado a seguir estritamente as instruções do GPS (Waze ou Google Maps), sem nenhum desvio.

Um casal que solicite os serviços de um motorista na modalidade Pool para ir da avenida Ipiranga, região central de São Paulo, até a Barra Funda, em um percurso de 2,7 quilômetros, pagaria pela Uber R$ 6,50 (tarifa normal), enquanto o ônibus sairia por R$ 7,60 (duas passagens).